Quatro horas para resgatar praticante de canyoning de rio em Ponte da Barca
Os bombeiros de Ponte da Barca resgataram esta terça-feira um praticante de canyoning ferido no rio Caçarelha.
Corpo do artigo
De acordo com relato da própria corporação na sua conta oficial de Facebook, a operação durou cerca de quatro horas, devido à dificuldade de aceder ao local onde se encontrava a vítima.
O socorro foi prestado após um pedido de ajuda que chegou ao quartel cerca das 13 horas, dando conta da necessidade de resgate de "uma vítima de trauma enquanto praticava canyoning no Rio Caçarelha na freguesia de Entre Ambos-os-Rios".
"De imediato saíram para o local três veículos com 11 operacionais" que, à chegada, "reuniram com dois canyonistas experientes que estavam no local, tendo de imediato descido à linha de água para numa estratégia concertada proceder à estabilização e ao resgate da vítima", relata a corporação.
"Devido à impossibilidade de resgate para montante da posição da vítima devido à difícil orografia, e a zona de vale encaixado e linhas de alta tensão inviabilizar o uso de helicóptero, foi necessário extrair a mesma para um ponto a jusante de posição inicial", acrescenta. O resgate foi possível "através de cordas e técnicas de progressão de complexidade elevada e por isso mesmo morosas".
De acordo com a publicação dos bombeiros de Ponte da Barca, na operação participou também "uma equipa de resgate em montanha da UEPS da GNR", sendo que esta "culminou com o resgate da vítima cerca de quatro horas depois do pedido de alerta".
A vítima foi transportada para o hospital da ULSAM em Viana do Castelo após ter sido estabilizada.