Cerca de 60 operacionais e quatro meios aéreos combatem um incêndio em Possacos, concelho de Valpaços, onde um outro fogo foi dado como dominado ao início da tarde, depois de 24 horas a arder na zona de Vassal.
Corpo do artigo
O comandante operacional distrital de Vila Real, Álvaro Ribeiro, disse à agência Lusa que no fogo de Possacos, que surgiu a meio da manhã no concelho de Valpaços, mas a vários quilómetros de Vassal, está-se a "fazer uma grande pressão", quer através dos meios terrestres quer aéreos, que foram acionados para o local.
Segundo a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, nesta zona estão dois helicópteros, dois aviões bombardeiros médios anfíbios, 64 operacionais e 11 viaturas.
Álvaro Ribeiro explicou que o combate a este fogo está a ser dificultado pela "falta de acessos".
"Trata-se de uma encosta sobre o rio Rabaçal. Os operacionais estão lá envolvidos só com material sapador porque não é possível lá meter veículos. É uma zona com um declive muito acentuado", referiu.
O comandante salientou os "meios aéreos estão a fazer pressão sobre as chamas para depois o pessoal, no terreno, fazer a consolidação".
Em Vassal, o incêndio voltou a ser dado como dominado por volta das 14.00 horas, depois de se ter reativado a meio da manhã.
No local permanecem, segundo a página da Proteção Civil, 170 operacionais e 55 veículos. O alerta para este fogo foi dado às 14.37 horas de terça-feira e queimou uma área de mato, algum pinhal, olival e vinha.
Esta quarta-feira, já foram contabilizados 31 incêndios em todo o país.
