A Câmara da Póvoa de Varzim aprovou a abertura do concurso para a realização de quatro empreitadas: a nova estação elevatória de Aver-o-Mar, a ampliação da rede de saneamento em Balazar e Laúndos e o Centro Ocupacional de Beiriz. O presidente, Aires Pereira, espera ter todas as obras no terreno no início de 2025.
Corpo do artigo
“A estação elevatória que temos é antiga e foi dimensionada para um caudal que, hoje, é completamente diferente. Está no limite e, de vez em quando, tem descargas inesperadas e esta obra irá resolver esses problemas”, afirmou Aires Pereira, explicando que a empreitada vai custar 450 mil euros. O executivo aprovou ainda a abertura de concurso para a 2.ª fase das obras de ampliação da rede de saneamento em Balazar (cerca de um milhão de euros) e Laundos (525 mil euros), ambas com um prazo de execução de seis meses.
“Estes investimentos fazem parte das nossas candidaturas ao Portugal 2030 e vão-nos permitir avançar com as obras, uma vez que ainda há um atraso significativo nas candidaturas”, continuou a contar o edil, explicando que só graças ao empréstimo que o município contraiu – no valor de oito milhões de euros – é, agora, possível avançar antes da aprovação das candidaturas aos fundos comunitários.
Já em Beiriz, vai avançar a construção do Centro Ocupacional no antigo edifício da junta de freguesia, na Rua do Passal. Serão dois milhões de euros para adaptar o imóvel e construir um novo pavilhão polivalente. O espaço, à semelhança dos que já existem na Lapa e em Aver-o-Mar, vai acolher idosos para atividades diárias.
Entretanto, disse ainda Aires Pereira, a obra de renovação da Escola dos Sininhos, orçada em 1,7 milhões de euros, começa já este mês e deverá estar concluída no final de 2025.