Quatro pescadores resgatados com vida após naufrágio ao largo de Vila Praia de Âncora
Quatro pescadores foram resgatados com vida esta madrugada, após o naufrágio de uma embarcação a cerca de três milhas da costa, ao largo de Vila Praia de Âncora.
Corpo do artigo
Segundo o capitão do Porto de Caminha, comandante Vieira Pereira, os homens, três portugueses e um indonésio, foram salvos, após terem estado “cerca de duas horas na água”, agarrados ao barco.
Apresentavam sinais de hipotermia e foram assistidos em terra e um deles (indonésio) foi transportado “por precaução” para o hospital de Viana do Castelo, mas já teve alta.
O alerta para o naufrágio foi dado à Polícia Marítima de Caminha cerca das 3. 30 horas, pelo “patrão de uma outra embarcação que deixou de ter contacto” com o barco naufragado, uma embarcação de pesca local cabinada, com nove metros, registada com o nome “Castro”.
“A embarcação virou e eles ficaram, com auxilio da pouca reflutuação da embarcação, em cima dela, até chegar o auxílio”, referiu o comandante Vieira Pereira, indicando que “tudo indica que os pescadores estiveram aproximadamente duas horas na água” até serem “resgatados com vida, com o auxílio de outra embarcação de pesca local também de Vila Praia de Âncora”.
“As causas deste incidente serão apuradas em sede de inquérito de sinistro marítimo. A única coisa que podemos referir é que o estado do mar estava favorável para a navegação e para a prática da pesca”, indicou ainda.
Participaram nas operações de busca e salvamento, meios das capitanias dos Portos de Caminha e Viana do Castelo, o salva-vidas Atento, e uma embarcação local voluntária. E prestaram socorro em terra meios dos Bombeiros de Vila de Praia de Âncora, da Capitania de Caminha e GNR, num total de nove operacionais e quatro viaturas.
Neste momento (9.45 horas) decorre a operação de resgate e reflutuação da embarcação.