O ramo de uma árvore caiu, ao início da tarde desta quarta-feira, junto à Praça da Trindade, no Porto, danificando dois carros nas traseiras do edifício da Câmara. O trânsito esteve condicionado. De acordo com o Município, a árvore tem entre 41 e 50 anos de idade e apresenta boas condições fitossanitárias.
Corpo do artigo
Pelas 14.30 horas desta quarta-feira, o ramo de uma árvore da Praça da Trindade, no Porto, caiu e atingiu dois carros. Não houve feridos a registar, mas o trânsito esteve condicionado cerca de uma hora naquela artéria da Baixa do Porto, com um estreitamento das vias à esquerda.
Perante o incidente, uma equipa dos serviços municipais do Ambiente esteve no local a tentar as causas do sucedido. De acordo com a informação recolhida, trata-se de uma árvore liquidâmbar, com idade entre os 41 e os 50 anos. Tanto as condições apresentadas pelo ramo caído como pelas próprias folhas e fruto foram consideradas "normais para a espécie".
"O ramo não evidenciava sinais de cavidades, fraturas, casca inclusa e podridão que pudessem antecipar a sua rotura. Em suma, o exemplar encontrava-se em boas condições fitossanitárias. Contudo, nesta altura do ano as árvores encontram-se com um maior fito volume (ramos, galhos, raminhos, folhas flores e frutos) e este exerce um maior peso sobre os troncos, o que associado a oscilações de temperatura e movimentação de seiva pode potenciar a rotura de ramos. A este fenómeno dá-se o nome de "Summer branch drop", clarifica o Município, que diz fazer "uma monitorização rigorosa e permanente do património arbóreo da Cidade, o qual ascende a cerca de 67 mil árvores".