Depois da realização à revelia em 2024, por questões de segurança, este ano a lotação será limitada.
Corpo do artigo
A Serenata Monumental, que abre a Queima das Fitas em Coimbra na noite de 22 para 23 deste mês, já tem autorização para decorrer na Sé Velha. A festa, que vai contar com muita música, junta ao cartaz a britânica Natasha Bedingfield e Ena Pá 2000.
"Estamos muito felizes. Temos autorização para fazer a serenata na Sé Velha, com entradas controladas", garantiu esta terça-feira, ao JN, Carlos Missel, coordenador-geral da Comissão Organizadora da Queima das Fitas de Coimbra, explicando que "as condições e pormenores ainda estão a ser afinadas". Para quinta-feira está marcada uma reunião alargada com várias entidades, entre as quais se contam a PSP, Bombeiros, Proteção Civil, Câmara, Cruz Vermelha e Universidade, para definir em pormenor as condições.
Haver "entrada controlada" quer dizer que será estabelecida uma lotação máxima de pessoas que podem entrar no recinto demarcado junto ao templo, no centro da cidade. No ano passado, quando a serenata decorreu naquele local, apesar de não haver anuência da PSP, assistiram cerca de 10 mil pessoas, num universo de 44 mil estudantes que frequentam instituições de ensino superior em Coimbra.
A lotação, uma das questões a discutir com mais pormenor na reunião de quinta-feira, é uma condição obrigatória para que a serenata volte àquele local emblemático. Ainda não se sabem quantos poderão entrar, mas Missel diz que "será um número reduzido em relação ao que tem sido habitual", pois é necessário criar condições "para que os meios de socorro consigam atuar se acontecer alguma coisa".
Desde o arranque do ano letivo que a comissão volta a tentar que a serenata se localize naquele local. "Foi muito difícil, o plano de segurança veio para trás muitas vezes, com correções e outras exigências", revelou Missel.
Natasha Bedingfield no cartaz musical
A queima, que terá um orçamento na ordem dos 2,5 milhões de euros, decorre de 23 a 31 deste mês, na Praça da Canção. Ao cartaz musical que já era conhecido vai juntar-se a cantora pop britânica Natasha Bedingfield. A autora de "Unwritten", "Single" e "These Words" sobe ao palco principal na noite de 29 de maio.
Outra novidade é a presença dos Ena Pá 2000, que, conjuntamente com João Pedro Pais e Expensive Soul, encerram a festa.
Pela Praça da Canção vão passar outros artistas, caso de Anselmo Ralph (23), Miguel Luz e Richie Campbell (24), Van Zee e Força suprema (26), Plutonio e Dillaz (30).
Este ano haverá um quarto palco, vocacionado para a música eletrónica e house.
Os preços dos bilhetes oscilam entre os 13 e 19 euros, conforme o espetáculo e se se é, ou não, estudante.
Os estudantes vão simular, dia 21, um cortejo no hospital pediátrico, para alegrar as crianças doentes.