A Associação Académica de Coimbra e o Conselho de Veteranos decidiram adiar a Queima das Fitas, que se deveria realizar em maio, para outubro, devido à pandemia de Covid-19.
Corpo do artigo
"Este não é um tempo de festividades, é sim o tempo para reunir todos os nossos esforços para que os estudantes possam terminar o seu ano letivo sem saírem prejudicados", entende o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, Daniel Azenha.
A Queima das Fitas vai realizar-se na habitual época da Latada.
11945058
O dirigente associativo justifica o adiamento em vez do cancelamento "para dar a oportunidade aos finalistas de viverem um momento único na sua vida académica, que todo o tempo que foi investido até então, pelos estudantes não seja em vão, e que estes possam ver os seus carros a descer a Sá da Bandeira, mesmo que uns meses mais tarde".
O presidente do Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra, Matias Correia, vê a solução arranjada como sendo "a mais viável por forma a garantir a exequibilidade da Tradição Académica para todos".
11952346
A decisão da Academia de Coimbra surge dois dias depois de a Federação Académica do Porto ter anunciado o cancelamento da festa este ano.
Em comunicado, a AAC recorda que a Queima das Fitas de Coimbra não tem qualquer interrupção desde o final da década de 1960, aquando da crise académica de 1969.