Quilos de vidros, plásticos e restos de frigorífico achados no Parque da Ria Formosa
Restos de um frigorífico, um barco de recreio, um quadro de uma mota, cadeiras, rolos de arame e dezenas de quilos de vidros e plásticos foram hoje encontrados no Parque Natural da Ria Formosa numa acção de limpeza.
Corpo do artigo
A acção de limpeza feita por cerca de 30 pessoas, voluntárias e oriundas de várias associações ambientalistas, foi junto à Praia da Manta Rota, freguesia de Vila Nova de Cacela e concelho de Vila Real de Santo António, e decorreu numa extensão de cerca de três quilómetros do Parque Natural da Ria Formosa.
A Ria Formosa estende-se pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António e tem uma área de cerca de 18.400 hectares ao longo de 60 quilómetros desde o rio Ancão até à praia da Manta Rota.
"O objectivo é ajudar a limpar uma das principais áreas protegidas ambientalmente do Algarve", que é a Ria Formosa, explicou à Agência Lusa António Vicente, da Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural de Cacela (ADRIP).
As marés são uma das principais responsáveis por enviar lixo variado para o Parque Natural da Ria Formosa, atirando com garrafas de vidro, plásticos, esferovite, latas de óleo, entre outros objectos, mas a população em geral, nomeadamente os turistas e os pescadores, também são causadores da lixeira acumulada junto à Ria Formosa, referiu António Vicente.
As autoridades regionais também têm alguma culpa por não investirem mais na limpeza daquela área verde protegida, disse à Lusa Manuel Trindade, um dos "limpa-Ria Formosa", enquanto atira para um saco do lixo gigante, cedido pela autarquia de Vila Real de Santo António, um par de sapatilhas e uma bota de borracha de cano alto.
O cenário de acumulação de lixo e resíduos provocado pelo aumento de visitantes durante a época balnear e a acção das marés não desmotivou as dezenas de limpadores da Ria Formosa que, munidos de luvas e boa vontade, encheram perto de meia centena de gigantes sacos do lixo ao longo de toda a manhã.
A acção de limpeza no Parque Natural da Ria Formosa, contígua à Praia da Manta Rota, vai continuar no domingo de manhã em Cacela Velha.
A iniciativa da ADRIP conta com o apoio das associações Quercus, Evolution e Aldeia, mas também do Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa, da Polícia Marítima, Câmara de Vila Real de Santo António e da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela.