A Festa Internacional das Camélias regressa em março a Celorico e a 20.ª edição traz uma novidade: será instalada no concelho uma Quinta Ciência Viva das Camélias.
Corpo do artigo
A 20.ª edição da Festa Internacional das Camélias pretende enaltecer esta flor “como elemento diferenciador e distintivo pela forma como se enraíza na comunidade” e que a Câmara celoricense tem tentado explorar “devido às suas potencialidades económicas e turísticas”, declarou José Peixoto Lima, presidente da autarquia local, durante a apresentação do evento que decorreu esta segunda-feira, no edifício dos Paços do Concelho.
A grande novidade deste ano é a assinatura de um protocolo com a Ciência Viva que vai permitir a instalação no concelho de uma Quinta Ciência Viva das Camélias, “um laboratório vivo com uma clara aposta na inovação com uma grande conexão com as universidades”, revelou o autarca. Um investimento de três milhões de euros numa estrutura de raiz “para dar impulso científico às camélias de Celorico de Basto”, destacou o edil.
Sob o lema "Em março a camélia é rainha", de 1 a 30 do próximo mês Celorico de Basto irá acolher diversas iniciativas relacionadas com esta tradicional flor, que, nesta altura do ano, invade os jardins da região. O programa festivo integra eventos ligados à música, ao teatro, às artes performativas, à exposição, aos concursos e ao desfile temático com a Batalha das Flores.