Morreu mais uma utente da Santa Casa da Misericórdia de Bragança (SCMB), confirmou José Fernandes, da direção da IPSS.
Corpo do artigo
Trata-se de uma mulher, com 95 anos, o que eleva para cinco o número de mortes na instituição após terem testado positivo a covid-19.
Há ainda outros oito utentes internados no hospital daquela cidade. Dos testes realizados, cujos resultados são conhecidos, não há mais casos positivos mas ainda se aguardam de 24 dos 700 testes já realizados.
Segundo José Fernandes, "surto mantém-se circunscrito a dois dos três lares" da Santa Casa que estão localizados no edifício sede na Rua Emídio Navarro, em Bragança.
Para já não sabe o que correu mal na SCMB, porque a situação covid-19 ainda está a ser estudada, no entanto José Fernandes admitiu que " é óbvio que falhou alguma coisa" e que "será escalpelizada e corrigida porque ainda estamos a meio da avaliação".
O surto de covid-19 na SCMB conta atualmente com 98 utentes e 26 funcionários infetados de duas estruturas residenciais para idosos. O primeiro caso positivo foi detetado a 23 de setembro numa funcionária.
Só na quarta-feira passada morreram quatro mulheres, 78, 83, 88 e 95 anos, infetadas com o novo coronavírus. Nos três lares da IPSS foram feitos mais de 300 testes, dos quais um terço com resultado positivo a covid-19. Dos idosos que testaram negativo, 19 foram transferidos para um hotel e os restantes por estarem acamados continuam na instituição.