Quinze milhões de euros e concurso em breve para reformular nó de Infias em Braga
O ministro das Infraestruturas disse esta quarta-feira, em Braga, que a obra de reorganização do nó de Infias custará 15 milhões de euros e que o concurso público será lançado em breve. Segundo Miguel Pinto Luz, a intervenção é “essencial para Braga e para os municípios na envolvente”, sobretudo a norte.
Corpo do artigo
"O contrato está assinado, são 15 milhões de euros e é um investimento conjunto, já que a Câmara também tem uma quota parte no lado das expropriações. A IP [Infraestruturas de Portugal] lançará o concurso o mais breve possível”, garantiu o governante, em declarações aos jornalistas, após ser recebido na Câmara de Braga.
Antes, discursando no salão nobre do município, Pinto Luz disse que este é um investimento “com alguma dimensão à escala da IP”, mas “fundamental” e que deverá ser “desbloqueado” pelo ministério das Finanças “nas próximas semanas” para depois ser aberto o concurso. “Queremos concretizações, mais do que proclamações”, assegurou o ministro.
Para o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, este era um processo que estava “engavetado” há vários anos e que agora está “perto da sua concretização” com o objetivo de “minimizar muito significativamente” os constrangimentos no trânsito. Segundo o município, o projeto prevê a redução de 98% do tráfego automóvel, menos quatro quilómetros de filas de trânsito, mais segurança, menos ruído e 95% de fluidez das horas de ponta.