Cartaz do festival, que decorre entre 6 e 8 de junho, foi apresentado esta quarta-feira à tarde pelo 23 Milhas, projeto cultural do município.
Corpo do artigo
Jorge Palma, David Bruno, Benjamim e Beatriz Pessoa são os cabeças de cartaz das noites do Festival Rádio Faneca, que decorre, em Ílhavo, entre os dias 6 e 8 de junho.
Os nomes foram apresentados esta quarta-feira à tarde pelo 23 Milhas, o projeto cultural do município. Num evento gratuito, em que as ondas hertzianas são celebradas em comunhão com a comunidade, no centro histórico da cidade, haverá ainda concertos e teatro nos becos, jogos tradicionais, jantares em casa dos habitantes locais e uma rádio a emitir em FM, online e ao vivo.
David Bruno, Beatriz Pessoa e António Banderas dj set são os nomes da primeira noite de Rádio Faneca. Jorge Palma, Benjamim e Beija-Beija Soundsystem – um projeto celebrativo da música de baile – enchem o palco do Jardim Henriqueta Maia, na segunda noite, dia 7. No dia 8, não há concertos noturnos.
Este ano, o Palco Rádio – onde acontecem as emissões ao vivo – sai das traseiras da Casa da Cultura e volta a ser instalado no jardim. É para ali que estão agendados os concertos de Lisa Sereno, de Valter Lobo e de Tomás Wallenstein – este último a encerrar o festival, às 19 horas, no último dia.
Ainda no que à música diz respeito, as tardes dos dias 7 e 8 ficarão marcadas pelos concertos nos becos, com as atuações de Maria Café, Hasselberg e Óscar Graça com o quarteto Liftoff, que o vibrafonista Jeffery Davis também integra. É também nessas pequenas vielas do centro histórico que vão atuar os artistas da PRAIA, uma plataforma de registo de artistas ilhavenses do programa de apoio à produção local do 23 Milhas, que estão a criar uma performance cruzando os seus trabalhos.
Rádio ao vivo
Nos três dias de evento, entre as 10 e as 20 horas, há emissão da rádio do festival, em 103.9, online e ao vivo. A condução, como nos últimos anos, ficará a cargo de Marta Rocha (da Antena 3) e de Maria Inês Santos (do 23 Milhas). E volta a haver espaço para discos pedidos, para conversas e para programas (ainda por anunciar). Há, também, uma novidade: uma peça de teatro radiofónica, “com um cabinho amarrado a terra”, um monólogo escrito pelo ilhavense David Calão e interpretado por Nuno dos Reis.
De regresso está, igualmente, o projeto “Casa Aberta”, que permite ao público inscrever-se para, no dia 7, ir jantar a habitações, estabelecimentos comerciais e associações que adiram à iniciativa. As vagas costumam esgotar em minutos.