Rádio Faneca tem contos, concertos e jantares para celebrar a identidade de Ílhavo
“Canto” e “coleciono histórias”, para não se “perder a memória”. Assim começa o ator Hugo Inácio uma das quatro histórias que vão poder ser ouvidas nos becos da cidade de Ílhavo, durante o Festival Rádio Faneca. Entre esta sexta-feira e domingo haverá concertos e outras manifestações artísticas.
Corpo do artigo
O programa da iniciativa compreende jogos, jantares servidos por habitantes locais, uma emissão de rádio ao vivo, venda de garagem e muito mais, para mostrar a terra e dar a conhecer artistas locais, num evento municipal gratuito que celebra a identidade.
Ana Bento, a artista que idealizou as histórias, diz que se inspirou na “movimentação dos povos no mundo”, em algumas “histórias específicas e de pessoas de Ílhavo”. Nesta de Hugo Inácio, por exemplo, aborda-se a vaga de emigração para França, numa encenação que se cruza com o artista Negreiros e alude-se ao mito da viagem ao inferno de Orfeu.
Amanhã, as 58 pessoas que se conseguiram inscrever na iniciativa Casa Aberta (as inscrições esgotaram em nove minutos) vão ser recebidas por 20 famílias de Ílhavo para jantar. Alguns irão para o beco Arrais Piorro, onde Ilídio Guedes, a esposa Aldina e outros vizinhos os vão receber para uma refeição em “ambiente familiar”, assegura o casal, explicando que este ano haverá um momento cultural criado entre artistas e os habitantes locais sob o tema Amizade.
"Estar à mesa é sinónimo de amizade"
Quem escolheu Ílhavo para morar, como a brasileira Vitória Wilkens, também adere. A professora de canto e artista vai abrir as portas do seu estúdio para acolher 10 pessoas e partilhar um pouco da sua história e sabores do outro lado do Atlântico. “Sinto que estar à mesa, em Portugal, é sinónimo de amizade, de partilha”, explica.
No ano passado, Vitória participou no festival como artista, emprestando a voz num espetáculo que animou os becos. Este ano serão outros talentos locais a dar-se a conhecer pelos recantos emblemáticos do centro histórico, em projetos variados que surgiram a partir de contactos na PRAIA - uma plataforma criada em 2021 que serve de ponto de encontro entre artistas, associações e prestadores de serviços locais.
O evento, que, diz o presidente da autarquia, João Campolargo, está repleto de momentos que “celebram a identidade” de Ílhavo, conta ainda com concertos de artistas consagrados. Esta sexta-feira, às 22.30 horas, David Bruno atua no jardim Henriqueta Maia. Sábado será Jorge Palma e domingo Tomás Wallenstein.