Arranca este sábado, do Fundão, a segunda edição do Raid Beiras e Serra da Estrela, numa organização da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) e o Clube Escape Livre, da Guarda.
Corpo do artigo
Após a primeira edição, em dezembro de 2024, o raid vai agora completar um percurso pelos restantes municípios da CIMBSE, passando em Belmonte, Covilhã, Fundão, Manteigas, Sabugal e Seia.
Mais uma vez, um evento do Clube Escape Livre abraça a paisagem, a cultura e a gastronomia juntando, ainda, o prazer de conduzir em locais desconhecidos pela maioria dos participantes.
E, novidade, o Escape Livre, a CIMBSE, a CVRBI (Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior) a Quinta dos Termos vão proporcionar a plantação de videiras aos participantes e, quem sabe, mais tarde não dão lugar a um vinho que relacionará para sempre participantes e o Raid Beiras e Serra da Estrela.
Haverá visitas que vão marcar o passeio, entre elas ao Museu do Queijo, em Pêraboa, na Covilhã. Outra, à Burel Factory em Manteigas que dará a conhecer um dos produtos mais afamados da região.
E depois, em visita noturna, vai conhecer o Ecomuseu do Zêzere instalado na antiga Tulha dos Cabrais em Belmonte e que conta a história do rio. Igualmente em Belmonte poderá visitar o Museu dos Descobrimentos que dá a conhecer a epopeia do Achamento do Brasil.
Visitas a Sortelha, aldeia histórica de Portugal e ao Museu do Pão, em Seia vão deixá-lo com o alforge cultural cheio. A parte gastronómica será servida ao longo do percurso, com destaque para o almoço no Museu do Pão.
A MCOUTINHO com a Land Rover é a marca oficial do Raid Beiras e Serra da Estrela, que conta ainda com o patrocínio da Bridgestone, First Stop, Valorpneu e SPAL.