O território da Região Beiras e Serra da Estrela é vasto e vale bem a visita. Este fim de semana, quatro dezenas de viaturas todo-o-terreno e 120 pessoas fizeram-se ao monte e percorreram seis dos 15 concelhos. Foram paisagens de ficar sem fôlego e uma hospitalidade que convida a voltar.
Corpo do artigo
O desafio da Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE) foi abraçado pelo Clube Escape Livre, da Guarda, quem, em dezembro de 2024, iniciou a descoberta do território com um passeio por nove concelhos.
Este fim de semana a caravana visitou Belmonte, Covilhã, Fundão, Manteigas, Sabugal e Seia.
E se o Ecomuseu do Zêzere, instalado na antiga Tulha dos Cabrais em Belmonte, o Museu Judaico, ainda naquele concelho, o do Pão, em Seia, ou o Queijo, em Peraboa, justificam eles mesmo uma visita, três locais ficaram gravados na memória dos visitantes.
Na serra de Santa Marta, mas no Fundão, o miradouro da Capinha e o famoso carrossel dos corta-fogos, e o miradouro do Alto dos Livros, na Serra da Estrela.
A este último chega-se por um largo estradão em terra, acessível, com algum cuidado, a veículos de apenas duas rodas motrizes.
Meio milhão de visitantes
Luís Tadeu, presidente da CIMRBSE, destacou a importância da divulgação "daquilo que de bom temos nestes territórios, seja na parte natural, no que diz respeito aos produtos endógenos, ou às riquezas culturais".
"A comunidade intermunicipal aposta muito nesta parceria com o Escape Livre, que melhor que ninguém conhece este território e os melhores trilhos", referiu, destacando que pode ser um incentivo a uma revisita "com mais calma e com mais tempo".
Já Paulo Fernandes, presidente da Câmara do Fundão, sublinhou que "as Beiras e da Serra da Estrela são uma descoberta permanente" que, em 2024, e numa contabilidade que ainda não está fechada, terá contado meio milhão de dormidas.
E o raid deste fim de semana, "organizado numa espécie de slow road, permite observar, sentir e perceber a diversidade da região" e para "um público-alvo de um segmento médio, médio-alto, que também nos ajuda a criar valor".
Conhecer o território
Luís Celinio, presidente do Escape Livre, recordou que o raid nasceu de "um desafio da Comunidade Intermunicipal da Região das Beiras e Serra da Estrela".
"Na primeira edição, em dezembro, percorremos nove concelhos, e tivemos 43 viaturas e cerca de 100 pessoas. E este ano concluímos o desafio, cumprindo os restantes seis concelhos, para que todos possam ter um melhor conhecimento deste extraordinário território que são as Beiras e a Serra da Estrela", referiu.
No calendário do Clube Escape Livre perfilam-se, em março, o Raid do Bucho e Outros Sabores, que já vai na 15ª edição e, em abril, uma expedição até Marrocos.
"Será a First Stop Alcácer-Qubir Powered by Jeep, numa edição em que seremos acompanhados do historiador Joel Cleto. Vamos dar a conhecer a figura do rei Dom Sebastião e do que aconteceu em Alcácer Quibir", revelou Luís Celínio.