O Rali de Famalicão vai para a estrada nos próximos dias 30 e 31 de maio. É esperada a participação de oito dezenas de pilotos que vão atravessar 15 freguesias do concelho durante as cinco etapas.
Corpo do artigo
A prova, a contar para Campeonato Norte de Ralis e Campeonato Norte de Ralis 2RM, conta com nove classificativas e tem um total de 226 quilómetros (contabilizando as ligações).
Na noite de 30 de maio, decorre a “Especial Fradelos”, e no dia seguinte, pelas 9 horas, começa a Prova Especial de Classificação (PEC), denominada Rota Vale D’Este. Segue-se a PEC Rio Pele, a Rota dos Moinhos e a Rota das Minas.
Tal como na edição passada, a Associação Team Baia, que organiza o rali, optou por denominar as classificativas que estivessem relacionadas com as zonas em causa para “promover a cultura e história famalicense”.
Segundo Sérgio Aguiar, responsável da organização, são muitos os pilotos famalicenses que vão participar, mas também estrangeiros.
O Rali de Famalicão custa 80 mil euros, sendo que na organização e concretização estão envolvidas meio milhar de pessoas, entre membros da organização, forças de segurança e elementos de socorro.
Além do apoio logístico, a Câmara de Famalicão ajuda a organização da prova com 20 mil euros.
Pedro Oliveira, vereador do Desporto, salientou a importância da prova para o concelho ao nível desportivo mas também no que diz respeito à promoção do território.
Segundo o autarca, Famalicão tem tradições no desporto motorizado, e sendo esta uma prova que atrai equipas da casa e forasteiras, ”significa a valorização” do território.
Por outro lado, a passagem do rali por “inúmeras freguesias” vai também “valorizar” a economia local, ao mesmo tempo que “atesta” as capacidades organizativas das associações.
Embora não existam dados concretos e mensuráveis sobre a atração de público para a assistir à prova por ser em espaço aberto, Pedro Oliveira diz que o retorno que tem de restaurantes, hotéis e comércio é positivo.
O Rali de Famalicão terá o epicentro no Famalicão Central Park, e este ano conta com uma “fun zone” com atividades para crianças. Haverá ainda uma exposição de viaturas clássicas e um desafio de karting com pilotos.