O general Ramalho Eanes vai ser distinguido com o Grande Prémio Ilídio Pinho, numa cerimónia agendada para quinta-feira, de manhã, na Câmara do Porto. A cerimónia será conduzida pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e contará com Rui Moreira e José Pedro Aguiar-Branco.
Corpo do artigo
A distinção premeia personalidades que trabalhem na promoção, divulgação e defesa dos valores da portugalidade.
A terceira edição da cerimónia de entrega do Grande Prémio Ilídio Pinho terá lugar às 12 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A sessão solene será conduzida pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa.
Organizada pela Câmara Municipal do Porto e pela Fundação Ilídio Pinho, a cerimónia contará ainda com a presença do presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco, além de convidados do meio empresarial português e de autarcas de várias regiões do país.
"Ocupando um lugar central na História do país, o primeiro chefe de Estado eleito democraticamente em sufrágio direto e universal e um dos pais fundadores do Portugal democrático, general Ramalho Eanes, é uma personalidade com um percurso militar, político e cívico que permanece vivo e continuará a inspirar e moldar o futuro", pode ler-se num comunicado.
"Criado em 2022, tem o maior valor monetário atribuído, anualmente, por uma instituição privada a cidadãs e cidadãos nacionais, 100 mil euros, e já distinguiu o cardeal D. José Tolentino de Mendonça e o arquiteto Álvaro Siza Vieira". A direção-executiva do prémio está a cargo de Carlos Magno.