A prova de montanha vimaranense e uma das competições automobilísticas mais antigas do país.
Corpo do artigo
Realiza-se, este sábado e na manhã de domingo, em Guimarães, a 45ª edição da Rampa da Penha, a contar para os Campeonatos de Portugal de Montanha, Clássicos, Legends, Montanha 1300, Kart-cross e Rampa Regional. A prova vimaranense assinala 95 anos desde que se realizou a primeira edição (em 1929), o que faz dela uma das mais antigas em Portugal.
O programa, no sábado, começa às 13 horas e trinta minutos, com treinos e subidas oficiais (Montanha 1300 e Rampa Regional). No domingo, os treinos e a competição arrancam às 9 horas e trinta minutos.
Organizada pela Demoporto, com o apoio da Irmandade da Penha, a edição de 2024 é pontuável para os Campeonatos de Portugal de Montanha, Clássicos, Legends, Montanha 1300, Kart-cross e Rampa Regional. O traçado tem 2780 metros, com uma inclinação média de 6,7% e um desnível de 179 metros a terminar junto ao Santuário da Penha
O público pode assistir de forma gratuita, embora apenas nos locais assinalados para o efeito. Devido aos condicionamentos à circulação automóvel, a Irmandade da Penha sugere o uso de meios alternativos para se aceder ao topo da montanha, nomeadamente o teleférico.