Um rapaz de 13 anos morreu, na tarde desta segunda-feira, depois de sofrer uma paragem cardiorrespiratória perto da Escola da Boa Fé, em Elvas. Feitas as primeiras tentativas de reanimação no local, foi transportado para o Hospital de Elvas, onde foi declarado o óbito.
Corpo do artigo
O JN apurou que, por determinação do Ministério Público, o corpo do rapaz vai ser autopsiado.
Segundo a Rádio Elvas, que falou com a diretora do Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas, o menino saiu da escola com um grupo de amigos depois do almoço. Perto de uma mercearia, terá havido desacatos com um grupo de crianças que não frequentam o mesmo estabelecimento de ensino. Mas, segundo a responsável, Paula Rondão, “nessa confusão a criança não se envolveu, tendo os miúdos acabado por dispersar”.
Ainda segundo a Paula Rondão, o rapaz estava no caminho de volta para a escola quando se sentiu maldisposto. Chegou a falar com a assistente social, que lhe terá perguntado se tinha havido alguma briga e se alguém lhe tinha batido. “Ele disse que não, que estava só com falta de ar e não conseguia respirar”, acrescentou a responsável. Foi então que desmaiou.
Os Bombeiros Voluntários de Elvas receberam o alerta perto das 14.30 horas e fizeram as primeiras tentativas de reanimação no local, tendo depois levado o menino para o Hospital de Elvas, onde viria a falecer.
Paula Rondão disse ainda àquela estação radiofónica que se tratou de uma situação “exterior à escola, com jovens que nada têm a ver com a escola”, acrescentando que a situação em si “também não terá nada a ver com a escola”.
O responsável pelas Relações Públicas do Comando Distrital de Portalegre da PSP disse ao JN que a Polícia só foi chamada na sequência da morte do rapaz. O chefe principal José Moreira confirmou, no entanto, que houve desacatos entre alunos da escola e outros jovens que não são alunos, tendo mesmo havido "troca de agressões".
A mesma fonte acrescentou que se trata de miúdos com idades entre os 13 e os 15 anos e que "ainda não estão todos identificados".
No local esteve também o INEM.