Um rapaz de oito anos morreu depois de ter ficado fechado durante várias horas no carro da família, no dia do regresso de umas férias no México. Os pais foram ouvidos pela GNR de Castro Verde e por inspetores da PJ, não sendo ainda claro se o menino se meteu no carro por sua iniciativa ou se ficou esquecido no seu interior durante a tarde.
Corpo do artigo
De acordo com informações recolhidas pelo JN, a família foi passar férias ao México. Regressou, esta segunda-feira, a Portugal e chegou a casa, em Castro Verde, cerca das 13.30 horas. Desgastados pela longa viagem, Paulo Brás, a mulher e os dois filhos, terão aproveitado a tarde para descansar.
Foi só por volta das 17 horas - três horas e meia depois da chegada - que encontraram o corpo inanimado do filho mais novo dentro do automóvel familiar, que estava estacionado à porta da residência familiar.
Um dos membros da família chamou o INEM. Os socorristas nada puderam fazer, uma vez que o menino estava em paragem cardio-respiratória. Foi mesmo assim levado para a Urgência Básica de Castro Verde, onde foi declarado o óbito.
O corpo acabaria por ser enviado, ao princípio da noite, para a morgue do Hospital de Beja, onde deverá ser autopsiado, esta terça-feira. Só com esse exame será possível perceber se a morte se ficou a dever à exposição ao calor - Castro Verde registou, esta segunda-feira à tarde, temperaturas superiores a 30 graus - ou a qualquer outros fator.
Pais ouvidos pela PJ
Proprietários de duas ópticas nos concelhos alentejanos de Castro Verde e Aljustrel, os pais do menino foram primeiro ouvidos pela GNR. Mais tarde, de acordo com as informações das autoridades, foi também chamada a Polícia Judiciária. No entanto, estava ainda por esclarecer em que circunstâncias o rapaz estava no automóvel: se ficou esquecido no carro desde que chegou, ou se terá voltado para o carro já depois do resto da família estar dentro de casa a descansar.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja indicou à Lusa que o alerta foi recebido às 17.06 horas. A mesma fonte indicou que foram mobilizadas para o socorro à criança, uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Beja, uma viatura Suporte Imediato de Vida (SIV), de Castro Verde e uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde.
*Com Agência Lusa