Corpo do artigo
O atual presidente da Câmara Municipal de Mira, Raúl Almeida, volta a ser candidato pelo PSD. Licenciado em direito, exerceu advocacia até 2013, altura em que assumiu a presidência do executivo. Depois de um primeiro ato disputado com o PS, em que venceu com uma diferença de apenas 86 votos, conquistou em 2017 uma maioria absoluta que o reconduziu para o segundo mandato.
O resultado negativo levou o PS a mudar de rostos. Depois de Manuel Martins ter sido derrotado em 2017, a nova opção dos socialistas passa por Licínio Palhavã, advogado e antigo presidente da concelhia do partido. O objetivo passa por recuperar uma autarquia perdida para os sociais-democratas em 2013.
A CDU também já apresentou candidatura. A escolhida foi Ana Jorge, ex-membro da direção nacional e regional de Coimbra da JCP, residente há quatro anos no concelho e proprietária de um restaurante.
Em 2017, o PSD conquistou 60,25% dos votos e conseguiu cinco mandatos no Executivo. O PS ficou em segundo lugar, com 29,98%, elegendo os outros dois vereadores. O Movimento Autárquico de Renovação teve 4,62%. A CDU teve apenas 0,70% dos votos e o CDS-PP não foi além de 0,43%.