Reabilitação de antigo mosteiro de Pedro Homem de Mello recebe distinção
A reabilitação do Mosteiro de São João de Cabanas, antiga casa do poeta popular Pedro Homem de Mello, em Viana do Castelo, recebeu uma menção honrosa no European Prize of Architecture Philippe Rotthier 2024.
Corpo do artigo
A obra foi desenhada pelo arquiteto Fernando Cerqueira Barros e está em curso desde 2020.
"Conhecidos os resultados do Prémio Europeu de Arquitectura Philippe Rotthier, sinto-me muito agradecido a todos os que colaboraram comigo no Projecto e Obra de Reabilitação do Mosteiro de São João de Cabanas, em Afife (Viana do Castelo)", reagiu hoje o arquiteto nomeado, nas redes sociais.
O mosteiro foi comprado em 2019 pela cantora lírica suíça Nathalie Isabelle Else D'Ornano e está a ser transformado para alojamento, espaço de refeições, eventos e atividade turística e cultural.
A propriedade pertenceu à família do poeta Pedro Homem de Mello (1904-1984) e é um monumento classificado pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) como Imóvel de Interesse Público.
A estimada em um milhão de euros, além de "devolver a alma ao lugar", que se encontrava ao abandono, Nathalie D"Ornano também investiu em produtos artesanais com marca própria (Convento de Cabanas, desenhada por Becken Filipe): licor, cerveja artesanal (IPA e Weiss), azeite, velas, chá, vinagre, sal e sabonetes.
Ao lado do mosteiro ainda em reabilitação encontra-se já a funcionar há algum tempo o Café de Cabanas, que resulta da recuperação de uma das construções anexas.
