A rua de Santo António, no centro da cidade de Famalicão, abriu domingo ao trânsito depois de a Câmara Municipal ter realizado obras na fachada da farmácia que derrocou, de modo a garantir as condições de segurança.
Corpo do artigo
A rua tinha encerrado ao trânsito porque a fachada da Farmácia Barbosa estava em risco de ruir. O edifício do estabelecimento comercial sofreu uma derrocada, no passado dia 2, quando se realizavam obras no edifício contíguo.
Segundo Ricardo Mendes, vereador da Proteção Civil da Câmara de Famalicão já estão repostas as condições de segurança para a circulação. "Fizemos a obra de forma coerciva. Escoramos a fachada da farmácia com uma estrutura metálica porque depois de termos notificado os proprietários da farmácia estes não estariam dispostos a realizar a obra dentro do prazo", explicou o autarca.
A obra custou 6800 euros aos quais acrescem o IVA, cuja fatura será posteriormente enviada aos proprietários do estabelecimento comercial.
De acordo com o vereador a Autarquia notificou quer o proprietário da obra, quer da farmácia dos "prejuízos em potência" que poderão ter sido causados aos edifícios onde está instalado o hotel Garantia e a loja de tecidos "Marinheiro".
Ricardo Mendes adiantou que foi solicitada a relocalização da farmácia "através de um programa de continência do Infarmed" que permite a instalação num "contentor farmácia" que deverá ficar colocado numa parte da Praça 9 de abril. "Uma farmácia é um serviço público e terá por parte da Câmara isenção de taxas de uso de serviço público", afirmou.