Dez pastelarias de Viana do Castelo estão aptas a comercializar a típica Torta de Viana, com o selo da certificação, que garante ao consumidor que o doce é confecionado conforme manda a receita original, que data do ano 1505.
Corpo do artigo
Segundo um comunicado divulgado pela Câmara de Viana do Castelo, realizou-se esta terça-feira o ato de assinatura de protocolos entre os estabelecimentos avalizados e a entidade certificadora, a Certis - Controlo e Certificação. Tratou-se de uma renovação, uma vez que as dez pastelarias tinham já aderido à certificação da tradicional torta, cujo processo foi concluído em setembro de 2021.
O presidente da Câmara, Luís Nobre, agradeceu aos representantes das dez pastelarias por serem "verdadeiros parceiros na responsabilidade de preservar e promover a Torta de Viana". "A vossa dedicação a este trabalho tem sido extraordinária. A notoriedade de Viana do Castelo depende de tudo e de todos, incluindo destes pequenos detalhes em torno de um produto que é nosso", considerou.
O típico doce certificado estará à venda nas pastelarias do Castelo, do Castelo Amorosa, Doce Cabedelo, Rosarinho, Ameadella (três estabelecimentos), Zé Natário, Dona Farinha e no Salão de Chá Linda Praia.
"A certificação da Torta de Viana surgiu da necessidade de preservar a receita tradicional de um doce que tem associado a si o nome de Viana do Castelo, identificando as suas características", indica o comunicado da Câmara, referindo que o selo permite "valorizar e promover" o produto e, em simultâneo, "diferenciar a Torta de Viana, dando a garantia ao consumidor de que está a consumir um produto local com qualidade reconhecida, com a receita original que existe desde o século XVI".
"A marca está registada e protegida com o número de registo 667701 e é composta por um logótipo, símbolo e a respetiva assinatura", informa a Autarquia, acrescentando que a receita "terá sido oriunda do Convento de Santa Ana de Viana do Castelo, em 1505". "As primeiras freiras eram Clarissas e teriam vindo do Mosteiro de Vila do Conde onde já eram renomadas artistas doceiras", explica.