O bebé que teve de ser encaminhado do Hospital Beatriz Angêlo, em Lisboa, para o Hospital Pediátrico de Coimbra, para realizar uma cirurgia, já teve alta.
Corpo do artigo
Segundo a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, o recém-nascido foi transferido do Hospital Beatriz Ângelo para o Hospital Pediátrico de Coimbra, a 17 de setembro, "ao quinto dia de vida, por suspeita de obstrução intestinal sem resposta nos hospitais de referência da Região de Lisboa". A referenciação, adianta, enquadra-se no funcionamento em rede do Serviço Nacional de Saúde.
"Foram efetuados contactos telefónicos pelo serviço de Neonatologia do Hospital Beatriz Ângelo, com as equipas dos serviços de Cuidados Intensivos Pediátricos e Cirurgia Pediátrica do Hospital Pediátrico de Coimbra, a solicitar a transferência do recém-nascido, para diagnóstico definitivo e tratamento de uma situação cirúrgica neonatal com carácter de urgência", diz a ULS de Coimbra.
O bebé foi admitido, em Coimbra, pelas 2.15 horas do dia 18 de setembro. Os exames complementares que foram realizados revelaram "alterações compatíveis com mal rotação intestinal com volvo, a exigir intervenção cirúrgica urgente".
A operação decorreu no mesmo dia e "sem intercorrências", assim como o pós-operatório em cuidados intensivos, de acordo com a ULS de Coimbra.
Depois de ter sido transferido para o serviço de Cirurgia Pediátrica a 22 de setembro, o recém-nascido teve alta para o domicílio esta quinta-feira, 25 de setembro.