Hélder Semana está detido há 11 anos no Estabelecimento Prisional do Vale do Sousa, em Paços de Ferreira, e é o rosto de um projeto ecológico e social da designer Madalena Martins e da Super Bock, que visa dar uma segunda vida a lonas publicitárias, transformando-as em sacos, almofadas e pufes.
Corpo do artigo
O projeto da designer Madalena Martins começou há 13 anos, mas no final de 2023, surgiu a ideia de o levar até ao Estabelecimento Prisional do Vale do Sousa, onde reclusos transformariam matéria prima, que chegou ao seu final de vida, em novas peças originais e exclusivas concebidas pela designer para serem colocados à venda na loja online da Super Bock. “Juntamos design, sustentabilidade e o abraçar de um projeto social, por ser produzido por um recluso. É um pacote de muitas histórias, as histórias da Super Bock somadas às histórias da produção”, referiu Madalena Martins.
Desenhadas as peças, o desafio da sua conceção foi lançado a Hélder Semana e, de imediato, aceite. Filho de estofador, com alguns conhecimentos de costura, o recluso diz que este projeto é “muito importante”, já que permite “fugir” ao sistema prisional, das oito da manhã às cinco da tarde, de segunda a sexta-feira. “Este bocadinho que estou cá fora, estou livre, integrado na sociedade através do meu trabalho, levo alegria às pessoas que usufruem destes produtos que faço. É muito satisfatório porque estou distraído, envolvido em projetos que me dão uma escapatória”, assegurou Hélder Semana.