
Parcómetros são fiscalizados, mesmo depois da hora de recolhimento
André Rolo / Global Imagens
Avisos para falta de pagamento colocados nos carros no sábado à tarde geram revolta. Câmara do Porto diz que controladores são uma das exceções.
Os avisos de falta de pagamento do parcómetro deixados em alguns carros, no passado sábado, já durante o horário de recolhimento obrigatório, pela EPorto, empresa concessionária do estacionamento pago na cidade, estão a gerar contestação. Há condutores que acusam a empresa e a Câmara do Porto de não ter "a atitude mais correta, uma vez que todo o comércio teve de cessar atividade". A Autarquia afirma que os controladores têm legitimidade para atuar, já que esta atividade é "uma exceção ao dever de recolher obrigatório".
Para um morador da Rua de Vilar, que encontrou um aviso no para-brisas do seu carro, deixado às 15.38 horas do dia 21, em causa não está a multa, mas sim a forma de atuação.
"Então estamos todos recolhidos, os comerciantes não puderam ir trabalhar, as lojas fecharam e os controladores podem andar a passar multas em pleno confinamento?", questiona o residente de 53 anos, que preferiu manter o anonimato.
"Não acho correto. Claro que têm todo o direito de me multar, mas se não há comércio, não há turismo, nem há ninguém na cidade, não vejo o sentido", insiste.
Proteger avençados
Ao JN, a Câmara esclareceu que "a fiscalização visa proteger moradores avençados", garantindo o seu estacionamento em condições normais, bem como "a manutenção dos lugares de cargas e descargas necessários às atividades essenciais que continuam a existir". Além disso, "a atividade exercida pelos fiscais e controladores da concessão constitui uma exceção ao dever de recolher obrigatório". O JN contactou a EPorto que não respondeu em tempo útil.
Ao contrário do que foi decidido durante a primeira vaga da pandemia de covid-19, a Autarquia não está, para já, a prever voltar a suspender o pagamento de parcómetros.
Pormenores
1,20 euros por uma hora na Zona I
A Rua de Vilar, onde foram deixados os avisos, está agregada à Zona I, a zona de estacionamento pago e de duração limitada mais cara da cidade. Uma hora aparcado nestes lugares custa 1,20 euros.
