O Município de Esposende aprovou o lançamento do concurso para a execução da segunda fase das obras de reconstrução e ampliação da Escola Secundária Henrique Medina, um investimento de 18,5 milhões de euros.
Corpo do artigo
O autarca de Esposende sublinhou a importância deste projeto para a comunidade escolar e para o concelho. “A execução da segunda fase das obras da Escola Secundária Henrique Medina é um marco no desenvolvimento do nosso concelho. Este investimento, que reflete o compromisso da Câmara Municipal com a educação e o bem-estar da nossa comunidade, irá proporcionar uma escola moderna, funcional e equipada para responder às necessidades dos alunos e professores. O financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência é fundamental para concretizarmos este grande projeto”, afirmou Guilherme Emílio.
Numa primeira fase, a escola foi parcialmente intervencionada, tendo a autarquia assumido encargos financeiros superiores a 600 mil euros de um total de 2,6 milhões de euros. Foi concretizada a requalificação da zona administrativa, papelaria e biblioteca, a construção de um novo auditório e a ampliação da cantina escolar, incluindo a demolição do Bloco D e ampliação do parque de estacionamento.
Na segunda fase será concretizada a requalificação integral da escola, prevendo-se demolições, novas edificações, remodelações e arranjos exteriores. Será concretizada a requalificação e ampliação das salas de aula existentes, da zona da cozinha, bar e dos espaços de apoio aos colaboradores, bem como a requalificação do pavilhão gimnodesportivo, que integrará um ginásio.
A intervenção engloba, ainda, a construção de um novo edifício e a requalificação de todos os espaços exteriores e da globalidade das infraestruturas prediais (redes de água, saneamento, eletricidade). Todo o complexo terá ligações interiores entre os vários edifícios, evitando circuitos exteriores.