São 19 as embarcações que competem no sábado na ria entre a Torreira (Murtosa) e o cais do sal, no centro de Aveiro.
Corpo do artigo
A grande regata dos moliceiros, que acontece amanhã, vai ter um recorde de embarcações participantes. Serão 19 os moliceiros que, a partir das 15 horas, vão navegar pela ria, entre a praia do Monte Branco, na Torreira, Murtosa, e o cais do sal (antiga estrada-dique), em Aveiro. Há alguns anos, a regata chegou a contar apenas com uma dezena de barcos.
Ribau Esteves, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) - que promove a competição em conjunto com o Turismo Centro de Portugal - adiantou ao JN que o aumento do número de participantes se deve ao “mérito da CIRA, que tem assumido esta regata como forma de promoção dos moliceiros que não estão adaptados às operações marítimo-turísticas, ou seja, os que cumprem a plena tradição”.
No total, a comunidade intermunicipal investe no evento cerca de 30 mil euros, que incluem os prémios de presença e os que serão atribuídos a quem ganhar.
Promoção
Para o presidente da CIRA, as câmaras de Estarreja e da Murtosa, em particular, também têm feito “um trabalho notável ao nível da promoção da construção de novos moliceiros”. E junta ao leque de ingredientes para o sucesso “o trabalho que todas as empresas turísticas têm feito na promoção destas embarcações, que são um dos símbolos da região de Aveiro”.
De velas ao vento, prevê-se que os moliceiros cheguem a Aveiro, amanhã, pelas 16.30 horas, onde serão recebidos por música ao vivo e outras performances artísticas.
Candidatura à UNESCO em curso
A CIRA candidatou o barco moliceiro e a arte da carpintaria naval da Região de Aveiro a Património Imaterial da UNESCO. “Já passámos a primeira fase, que era a inscrição no Inventário Nacional de Património Cultural e Imaterial. Agora, estamos na fase da tramitação a nível mundial, que pode demorar alguns anos”, explicou o autarca.