O mar nem sempre é impiedoso, mas para as povoações que vivem da pesca, infelizmente, muitas vezes os naufrágios resultam em tragédia. Veja aqui alguns dos casos mais recentes.
Corpo do artigo
3 de maio de 2024
Um barco de pesca naufragou durante a madrugada ao largo da praia da Madalena, em Vila Nova de Gaia. A bordo seguiam um avô de 70 anos e dois netos, de 22 e 24, que foram resgatados por uma equipa da Estação Salva-vidas de Leixões. O “Mar dos Segredos” foi encontrado a quatro milhas náuticas (aproximadamente 7,4 quilómetros) da costa. O alerta foi dado pouco depois da 1 da manhã.
7 de abril de 2024
A embarcação “Lingrinhas” levava a bordo cinco pessoas, entre as quais um rapaz, que iam à pesca quando o barco naufragou, a cerca de milha e meia (três quilómetros) de Tróia, no distrito de Setúbal. O timoneiro e proprietário, de 62 anos, foi resgatado com vida pela tripulação de um outro barco que passava na zona. Ainda no dia do naufrágio, foram retirados do mar os corpos do rapaz, que tinha apenas 11 anos, e de um jovem de 23. As buscas mantiveram-se por mar, terra e ar durante diversos dias na tentativa de serem encontrados os restantes passageiros: o pai do rapaz e um jovem de 21 anos, irmão do outro cujo corpo tinha sido encontrado.
26 de janeiro de 2024
Quatro pescadores foram resgatados com vida durante a madrugada, a cerca de três milhas da costa em Vila Praia de Âncora. No barco seguiam três portugueses e um indonésio, que estiveram na água, agarrados ao barco, durante duas horas. Com sinais de hipotermia, foram assistidos em terra e um deles foi levado para o hospital. O alerta foi dado pelas 3.30 horas pela tripulação de outra embarcação.
19 de dezembro de 2023
Quatro pessoas seguiam a bordo de um barco de pesca que naufragou ao final da tarde, à entrada da barra da Nazaré. Dois tripulantes conseguiram chegar à praia de S. Gião pelos próprios meios, mas os outros acabaram por morrer. Os seus corpos foram recuperados do mar poucas horas depois do acidente.
18 de dezembro de 2023
Uma embarcação de pesca afundou-se durante a noite, a cerca de 12 milhas a sul da ilha do Faial, nos Açores, tendo os tripulantes sido resgatados com vida. “Mestre Zangão” levava a bordo quatro pescadores que foram surpreendidos pela ondulação e pelos ventos fortes que se faziam sentir na altura.
20 de fevereiro de 2023
Um barco que levava 34 turistas naufragou perto da praia do Carvoeiro, no Algarve. Todos escaparam ilesos. O resgate pela Polícia Marítima terá sido facilitado pelo facto de a embarcação estar a uma distância de 600 metros da terra quando se deu o alerta, pela hora do almoço. Os ocupantes estavam todos com colete e foram retirados da água. Além dos turistas, entre os quais estavam quatro crianças, no barco seguiam dois tripulantes.