Cerca de 250 atores amadores e figurantes participam, entre sexta-feira e domingo, no evento “Arouca História de um Mosteiro – Recriação Histórica”. A iniciativa, com a entrada livre, mostrará vários episódios sobre a história do Mosteiro de Santa Maria de Arouca e da sociedade local nos séculos XVIII e XIX.
Corpo do artigo
A recriação inclui demonstrações com "momentos da vida monástica". Entre as atuações, a organização destaca "a eleição de uma nova abadessa, o benzimento de uma noviça e a extinção dos impostos que tinham de ser pagos à comunidade religiosa". Será ainda possível assistir à "recriação de episódios das Invasões Francesas".
Mas o espetáculo não é só no interior do Mosteiro. Enquanto no templo as "monjas voltam a respeitar os tempos de oração no cadeiral, a reger a sua vida na sala do capítulo e a dedicar-se às artes e aos cuidados médicos", do lado de fora os atores recriam a sociedade oitocentista que "canta e dança enquanto descansa do labor dos seus ofícios".
A entrada é livre. Na sexta-feira, a apresentação começa às 20.30 e termina à meia-noite. No sábado e no domingo, o espétaculo começa às 10 horas, encerrando às 23.30 (sábado) e às 19.45 horas (domingo).