Um bairro social construído nos anos 60 do século passado, junto à Fortaleza de Valença, está a ser alvo de obras de recuperação.
Corpo do artigo
A obra de requalificação integral do aglomerado habitacional que dá pelo nome de "Bairro da Raposeira" representa um investimento de cerca de 635 mil euros, que está a ser executado no âmbito do Programa 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
As seis famílias que lá habitam foram colocadas, provisoriamente, em “casas móveis” pelo município. Segundo comunicado divulgado pela Câmara de Valença, os primeiros habitantes “estão neste bairro, anteriormente conhecido por Bairro da Previdência, desde julho de 1961”. A obra vai recuperar “seis habitações, modelo T3, construídas na década de sessenta do século passado, no lugar da Raposeira, freguesia de Valença".
“A obra implica a reconversão completa do interior e exterior das seis casas, com a construção de raiz de instalações sanitárias e cozinha, bem como de novas caixilharias, telhado, carpintarias e áreas envolventes com a demolição e construção de novos anexos”, descreve a autarquia, referindo que “a habitação social, em Valença está a ser alvo de um investimento de cerca de 14 milhões de euros ao abrigo do Programa 1º Direito, do PRR”.
Para o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, “a recuperação deste bairro municipal era uma urgência, dada a falta de condições que as casas apresentavam, com falta de conforto e dignidade para quem lá vivia. Garantir uma habitação digna para todos é uma prioridade deste executivo que assumimos junto dos valencianos”.