A realização, no Porto e Gaia, sábado e domingo, da Red Bull Air Race, obriga a um conjunto de constrangimentos de trânsito nas duas margens do Douro.
Corpo do artigo
Assim, do lado do Porto, será proibida desde hoje até domingo a paragem e estacionamento na Via do Castelo do Queijo.
Serão ainda efectuados pré-cortes de trânsito que obrigam a constrangimentos nos arruamentos de ligação à Marginal, nomeadamente as ruas de D. Pedro V, Ferreira Borges e Mouzinho da Silveira.
Os cortes de trânsito previstos poderão ser reduzidos ou alargados na sua extensão ao longo da marginal se as condições de segurança assim o determinarem.
Quinta e sexta-feira, os cortes de trânsito ao longo da marginal só serão efectuados caso se verifiquem motivos de segurança que os justifiquem.
Sábado e domingo, haverá proibição de paragem e estacionamento nas seguintes vias: Alameda Basílio Teles, Cais das Pedras, R. de Monchique, Jorge Viterbo Ferreira, Sobre-o-Douro, Calçada de Monchique, R. Nova da Alfândega, Comércio do Porto, Infante D. Henrique, Clube Fluvial Portuense, Av. Gustavo Eiffel, Av. Paiva Couceiro e na zona da Ribeira.
Quinta-feira, haverá ainda cortes de trânsito entre as 11:00 e as 17:00 no tabuleiro inferior da Ponte D. Luís I (onde será também será proibida a circulação de peões) e no Cais das Pedras, no Viaduto do Cais das Pedras e nas ruas de Monchique, Nova da Alfândega, Infante D. Henrique e na zona da Ribeira.
Sexta-feira, os cortes de trânsito serão das 08:00 às 18:00, abrangendo as mesmas vias e estendendo-se à Rua da Restauração (troço compreendido entre a Alameda Basílio Teles e a R. Jorge Viterbo Ferreira), à Alameda Basílio Teles (troço compreendido entre a R. D. Pedro V e o Viaduto do Cais das Pedras).
Estes cortes estendem-se também à R. da Bandeirinha e ao Túnel da Ribeira.
Sábado, mantém-se o horário dos cortes de sexta-feira (das 08:00 às 18:00) e, além dos cortes já verificados nos dias anteriores, será também proibida a circulação na Rua do Ouro;
Domingo, o horário dos cortes de trânsito começa meia hora mais cedo, às 07:30, mantendo-se o seu termo nas 18:00, abrangendo as mesmas vias.
Todos estes constrangimentos de trânsito serão fiscalizados pela PSP.
Já o Metro do Porto preparou uma operação especial, destinada a proporcionar um acesso mais rápido e eficaz às margens do Rio Douro.
Restrições em Gaia
Do lado de Gaia, até sexta-feira, o trânsito será, apenas, condicionado, entre as 9:30 e as 12:00 e entre as 14:00 e as 16:00.
No sábado e no domingo, o trânsito será mesmo interrompido, entre as 7:00 e as 19:00.
As zonas afectadas pelo constrangimento são o tabuleiro inferior da ponte D. Luís, a Avenida Diogo Leite, a Avenida Ramos Pinto, a rua General Torres, o Largo Luís I, o Largo da Cruz, a rua Serpa Pinto, a rua Afonso III, a calçada da Serra, a rua do Casino da Ponte e a rua de Luís de Camões (entre a rua Cândido dos Reis e a Avenida da República).
Juntam-se, ainda, ao pacote de ruas com trânsito condicionado e interrompido a rua de Fervença, do Choupelo, do Bairro da CP, José Falcão, António Granjo, do Cavaco, Cais Capelo e Ivens, Cais da Fontainha, Cais de Gaia, Rua Pereira da Costa, Viterbo de Campos e Rei Ramiro (do lado nascente da Via Edgar Cardoso), entre outras.
Para além disso, na rua de Serpa Pinto, será interrompido o trânsito de veículos e peões entre as 24:00 de sábado e as 24:00 de domingo, já que esta rua será transformada em via de emergência.
Na rua Rei Ramiro, será permitido utilizar a rua Rei Ramiro para cargas e descargas até às 9:00.
O estacionamento vai também estar proibido, sábado e domingo, no Cais do Cavaco, Cais Capelo e Ivens, Cais da Fontainha, Cais de Gaia, Avenida Ramos Pinto, Avenida Diogo Leite e Rua Serpa Pinto.