A rede de saneamento de Barcelos está a ser alargada a mais três freguesias, permitindo um avanço significativo na taxa de cobertura do concelho. As obras em curso abrangem Perelhal, Fornelos e Vila Seca, beneficiando mais de mil habitantes e garantindo melhores condições de salubridade e qualidade de vida.
Corpo do artigo
Em Perelhal, a empreitada arrancou em agosto e terá a duração de sete meses. Está prevista a construção de 6,4 quilómetros de rede, que vão permitir o acesso de 266 alojamentos - cerca de 600 habitantes - ao sistema de saneamento. Paralelamente, está a ser instalada uma extensão de 230 metros da rede de abastecimento de água, que irá servir mais 22 alojamentos (aproximadamente 60 habitantes), elevando a cobertura de água a 97% da freguesia.
Já em Fornelos, foi concluída a construção de uma Estação Elevatória de Águas Residuais que possibilita a entrada em funcionamento de seis quilómetros de rede construídos em 2008, mas até agora inativos. Este equipamento assegura a ligação de 166 alojamentos, repartidos entre Fornelos e Vila Seca.
No caso de Fornelos, 107 alojamentos, correspondentes a cerca de 290 habitantes, passam a estar servidos, elevando a taxa de cobertura de cinco para 40%. Em Vila Seca, a intervenção chega a 59 alojamentos (cerca de 160 habitantes), aumentando a cobertura de 19 para 33 por cento.
Estas obras integram o Plano de Investimentos do 3.º aditamento ao Contrato de Concessão celebrado entre o Município de Barcelos e a empresa Águas de Barcelos. No total, estão em curso empreitadas que vão permitir a entrada em operação de cerca de 34 quilómetros de rede de saneamento, beneficiando 900 fogos em várias freguesias, entre as quais Campo, Vilar do Monte, Couto, Alvito S. Martinho e Alvito S. Pedro.
Os moradores abrangidos podem já solicitar a ligação das suas habitações às novas redes. Sempre que a distância à rede seja inferior a 20 metros, a ligação é gratuita.