Rede de transportes intermunicipal começa a funcionar em abril em Famalicão, Santo Tirso e Trofa
Começa a funcionar no próximo dia 1 de abril rede de transporte público rodoviário de passageiros criada pelos municípios de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, denominada Mobi.Ave.
Corpo do artigo
O novo sistema de mobilidade dos três municípios terá 90 linhas com horários diversificados, e implica um investimento de mais de 65 milhões de euros durante sete anos, tempo pelo qual o serviço já está contratualizado.
A Câmara de Famalicão vai investir mais de 49 milhões de euros, Santo Tirso investirá na rede de transportes mais de 14 milhões e Trofa cerca de 2,6 milhões de euros.
Os três municipios, juntos numa associação de municipios para fins específicos, tinham celebrado um contrato para a gestão da rede de transportes mas entretanto houve necessidade de alterar o documento. Uma das modificações mais importantes tem a ver com a forma como as receitas da exploração do serviço serão afetas a cada municipio.
O novo contrato, que será aprovado, amanhã, quinta feira, em reunião do executivo municipal de Famalicão, prevê a repartição das receitas da exploração a partir da procura efetiva do serviço em cada municipio e não pelos quilómetros percorridos.
Na mesma reunião será ainda aprovado o tarifário da rede de transportes que prevê a existência de um passe mensal Mobi.Ave para circular num concelho ou até três zonas no valor de 30 euros, havendo ainda a possibilidade de adquirir um passe no valor de 40 euros para deslocações em toda a rede de transportes.
Para utilizar os transportes públicos desta rede pode também ser utilizado um bilhete pré-comprado que custa um euro para circular até duas zonas ou com o valor de dois euros a partir de três zonas. O bilhete de bordo pode ser adquirido por 1,50 euros para deslocações até duas zonas e dois euros a partir de três zonas.