Um grupo com cerca de 15 golfinhos ficou preso nas redes de pesca de uma campanha de arte xávega, na manhã desta quinta-feira, cerca das 9.50 horas, na praia da Mira. Dois deles não resistiram aos ferimentos, acabando por morrer junto ao areal, e os restantes foram resgatados e devolvidos ao mar.
Corpo do artigo
"Fomos alertados pela Proteção Civil Municipal de que os golfinhos estavam presos nas redes e, de imediato, deslocámos para o local uma patrulha da Polícia Marítima e técnicos do Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM)", explicou, ao JN, Humberto da Silva Rocha, comandante da Capitania do Porto de Aveiro. "Dois acabaram por morrer, por asfixia ou por ferimentos sofridos", adiantou, ainda.
12712408
Os animais que sobreviveram não sofreram quaisquer ferimentos aparentes, tendo sido, por isso, devolvidos ao seu habitat. A Polícia Marítima também confirmou que as redes de pesca continham os dispositivos sonoros, exigidos por lei, utilizados para afastar determinados animais, nomeadamente golfinhos.
Nos últimos dias, têm sido avistados golfinhos noutras praias perto da de Mira, como é o caso da praia da Barra. "Não sei a justificação científica, mas é bom sinal. É sinal que as nossas águas têm boa qualidade", atestou Humberto da Silva Rocha.</p>