No próximo ano letivo, todos os alunos das escolas do concelho de Paredes vão ter refeições gratuitas. O anúncio foi feito por Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, na abertura do ano letivo, que deu ainda nota de que será alargada a oferta do prolongamento escolar e serão realizadas obras em três escolas.
Corpo do artigo
Numa cerimónia durante a qual decorreu a conferência "Sucesso Académico através do Bem-estar e da Inteligência Artificial", Alexandre Almeida anunciou, para o ano letivo 2025/2026, "refeições escolares gratuitas para todos os alunos e o alargamento da oferta do prolongamento escolar".
Recordou ainda as obras de reabilitação da EBS de Paredes, um investimento de cerca de 4 milhões e 900 mil euros, financiado pela autarquia em cerca de 660 mil euros, que se encontram "em estado avançado" e anunciou que vão avançar as obras na Escola Daniela Faria, em Baltar, e na ES de Vilela e EBS de Sobreira, estando neste momento a aguardar o financiamento do Banco Europeu de Investimento. A câmara está a "cumprir o desafio de proporcionar um ambiente que facilite a integração dos alunos para criar as condições para o sucesso escolar", acrescentou o autarca.
Durante a conferência que marcou a cerimónia, foi apresentado o projeto Sucesso Académico Através do Bem-estar e da Inteligência Artificial - SAABIA, um projeto que, segundo o autarca "se apresenta como uma resposta estruturante a desafios no âmbito da educação, saúde e inclusão social, combinando tecnologia, saúde e bem-estar para transformar o modelo educativo e promover maior equidade e sucesso escolar".