O Turismo do Porto e Norte regressou às origens da criação do país para lançar uma nova marca para a região, que associa o passado ao que de melhor o Norte tem na atualidade. “Origens e original” são as palavras-chave de uma nova marca e de uma campanha em que a voz do Norte é representada pelo cantor Pedro Abrunhosa.
Corpo do artigo
“Olhos nos olhos, vê-se mesmo que são do Norte”. É o slogan de uma campanha do Turismo do Porto e Norte, apresentada esta terça-feira na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, e que vai ser lançada para reforçar o turismo na região que, no ano passado, bateu todos os recordes, posicionando-se como a mais procurada do país.
Segundo o presidente do Turismo do Porto e Norte, em 2023, a região registou 6.900 milhões hóspedes e 13.300 milhões de dormidas, tendo, “pela primeira vez na história, atingido o ranking número 1 do mercado nacional. Já em termos de retorno financeiro, Luís Pedro Martins destacou o facto do Norte ter-se posicionado no terceiro lugar do ranking, com mais de 900 milhões de proveitos na hotelaria e 400 milhões de euros na restauração.
“Não procuramos trabalhar apenas para termos mais turistas mas para termos melhores turistas”, vincou
Luís Pedro Martins. E é o que a nova marca e a campanha procura fazer, atrair mais visitas, mostrando o que o Norte tem de único no mundo, desde a sua história, à restauração, vinicultura e à arquitetura.
Para tal, associou-se as “origens” do Norte à sua “originalidade”. “Portugal começou no Norte, o resto foi conquista”, destacou o criativo que esteve por trás da nova marca, Carlos Coelho, presidente da Ivity, ao apresentar uma imagem da região em que acredita deve de ser assente no orgulho na pronúncia, na singularidades do Norte, no facto de o país ter começado na região ou até de possuir a região demarcada mais antiga do mundo e de ter um singular “legado Pritzkeriano”.
“É no Norte que se encontra a origem e a originalidade. Misturando os principais ícones da região é o petróleo que temos que explorar”, reforçou Carlos Coelho, enquanto o responsável pela campanha assente na voz do cantor Pedro Abrunhosa, Sérgio Leitão (diretor-geral da Caetsu Two), considerou: “As pessoas procuram histórias reais, experiências humanas e genuínas”.
Para o presidente do Turismo do Porto e Norte, o reforço da procura turística deve levar a ponderar se o Aeroporto Francisco Sá Carneiro não precisará de um investimento “muito em breve”. Lembrando que, entre 2022 e 2023, aquele aeroporto registou um aumento de 18% de movimentos de passageiros, Luís Pedro Martins avisou que “é bom que não aconteça o mesmo que aconteceu em Lisboa”.