"Reis Magos" trazem tonelada e meia de rebuçados para distribuir na fronteira a 5 de janeiro
As cidades de Valença e Tui vão voltar a receber, no dia 5 de janeiro, um desfile que leva os Reis Magos, Melchior, Gaspar e Baltasar, a atravessar a fronteira de Portugal e Espanha.
Corpo do artigo
A designada “Cavalgata Internacional de Reis”, entre os dois municípios transfronteiriços, já se tornou numa tradição, arrastando milhares de pessoas, todos os anos, na véspera do dia de Reis, que tem grande expressão nas celebrações do país vizinho.
Segundo comunicado divulgado esta quinta-feira pela Câmara de Valença, a iniciativa já está a ser preparada e, mais uma vez, "Melchior, Gaspar e Baltasar irão visitar a Eurocidade (composta pelos dois municípios vizinhos), cheios de emoção, numa noite mágica”.
O desfile, encabeçado pelos Reis Magos, cada um no seu carro alegórico, seguidos por outros de associações locais, decorrerá entre o Largo da Estação, de Valença, e o Paseo da Corredoira, em Tui, numa extensão de cerca de 3,5 quilómetros.
Um dos maiores atrativos do evento são os "milhares de rebuçados" que os integrantes da cavalgata distribuem ao longo do percurso, atirando-os à assistência. Adultos e crianças digladiam-se para apanhar os doces que ficam espalhados no chão das ruas.
“Com um percurso de, aproximadamente, duas horas e uma tonelada e meia de rebuçados, este evento torna-se numa das festividades mais doces do ano”, indica o município de Valença.