A Escola Secundária Padre Benjamim Salgado em Joane, Famalicão, vai ser requalificada e ampliada. O projeto de execução cujo investimento previsto ascende aos 19 milhões de euros é apreciado esta quinta-feira, em reunião de Câmara assim como o caderno de encargos que serve de base ao concurso público da obra.
Corpo do artigo
O projeto, que implica a construção de novos blocos, a renovação e reorganização dos existentes e a remodelação dos arruamentos de acesso ao recinto escolar, vai agora ser candidato a financiamento do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Famalicão que desenvolveu o projeto aponta que este “obedeceu” a dois vetores principais: o aumento do desempenho energético do estabelecimento de ensino e uma intervenção sustentável.
Atualmente, a escola é constituída por três blocos de ensino, um bloco administrativo e um bloco desportivo.
Está prevista a construção de um edifício para dar apoio às oficinas, contíguo ao bloco onde estas estão localizadas, e também a edificação de um novo edifício central. Este terá ligação aos restantes blocos.
A edificação onde funcionam os serviços administrativos será alvo de uma intervenção mais profunda, segundo a descrição do projeto. Vai ser construído um novo auditório, uma nova biblioteca e os espaços atualmente existentes serão remodelados e reorganizados. O mesmo acontecerá com o refeitório, cozinha e polivalente. Junto ao bloco desportivo vai nascer uma nova construção com ginásio, balneários e salas de apoio
Entretanto, as coberturas serão substituídas, será colocado isolamento térmico e instalado um sistema centralizado de climatização e ventilação para “benefício energético”.
A obra vai ser realizada “de acordo com o principio da melhoria proporcional e progressiva” para melhorar a “qualidade de vida dos utentes” e permitir que a escola acolha “novas turmas” e melhore a sua oferta formativa.