Rentes de Carvalho e Sobrinho Simões vão ser cidadãos honorários de Gaia
O escritor José Rentes de Carvalho e o médico e investigador Manuel Sobrinho Simões vão tornar-se cidadãos honorários de Gaia a partir desta sexta-feira, dia em que recebem a medalha de honra do município.
Corpo do artigo
A entrega das distinções está agendada para as 21 horas, no Pavilhão Multiusos Nelson Mandela, em cerimónia alusiva ao Dia do Município.
"A Medalha de Honra de Vila Nova de Gaia destina-se a agraciar dignatários, personalidades e instituições, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços de excecional relevância, contribuindo, desse modo, para o bem social geral, para o bom nome e prestígio do Município ou para a sua projeção nacional ou internacional", explica a autarquia, em comunicado.
Já a Medalha de Mérito Municipal, que será atribuída a 39 personalidades ou instituições, "destinam-se a agraciar pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, por atos ou serviços considerados importantes, relevantes ou excecionais, no domínio das atribuições municipais, de onde advenham assinaláveis benefícios para Vila Nova de Gaia e seu prestígio, para a melhoria das condições de vida dos seus munícipes ou para o seu desenvolvimento futuro". Estas distinções abrangem "seis domínios: cívico, serviço público, cultural, desportivo, profissional e empresarial".
Assim, o CCD Gaia (Associação Cultural e Desportiva dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Gaia) e José Miguel da Silva Fernandes receberão a Medalha de Mérito Cívico Grau Ouro.
Todos os presidentes de junta de freguesia em final de mandato ou que não irão recandidatar-se irão receber a Medalha de Mérito Serviço Público Grau Ouro: Alcino Lopes, Arménio Costa, Carlos Pinto, Cipriano Castro, Filipe Lopes, João Morais, César Rodrigues, Manuel Azevedo, Paulo Lopes, Maria Adelina Pereira, Maria José Gamboa e Serafim Teixeira.
A Medalha de Mérito Cultural Grau Ouro será entregue a Alexandra Moura, Alexandre Sousa, Francisco Reis, Joana Oliveira, Luísa Barriga, Marcelo Marques, Patrícia Quinta, Valdemar Sequeira e às Varinas da Afurada.
No âmbito desportivo, irão receber a Medalha Grau Ouro Diogo Leitão Rema Marques, Francisco Mota da Costa, José Manuel Neves, Martim Mota da Costa e Sónia Alexandra Nunes Reis.
Anabela Carvalho, António Domingues, Eugénio de Campos, Hipólito de Sousa, Juan Carlos Escotet, Júlio Miguel Ferreira Cardoso, Mário Pais de Sousa, Rui Guimarães, Rupert Symington e Tiago Braga vão ser agraciados com a Medalha de Mérito Profissional Grau Ouro.
Por fim, Clemente Ferreira receberá a Medalha de Mérito Empresarial Grau Ouro.
“Esta cerimónia reconhece o mérito, a dedicação e o exemplo de cidadãos, instituições e entidades que se distinguiram ao serviço da nossa cidade. Cada medalha atribuída é mais do que um símbolo: é um agradecimento coletivo de Gaia àqueles que, nas mais diversas áreas - cultura, educação, ação social, associativismo, economia, ciência, desporto ou serviço público - deram e continuam a dar o seu melhor para elevar o nome do nosso concelho”, afirma o presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, citado em comunicado da autarquia.
Concerto comemorativo
Para assinalar o Dia do Município, a Banda Musical de Avintes, a Banda Musical Leverense, a Sociedade Filarmónica de Crestuma e a Sociedade Musical 1.º de Agosto vão subir ao palco para protagonizar o concerto "Os Sons e as Vozes de Gaia". Os solistas Alexandra Moura, Francisco Reis, Luísa Barriga e Patrícia Quinta vão dar voz a um programa dedicado a compositores portugueses, que contará com a direção musical de Alexandre Sousa, Joana Oliveira, Marcelo Marques e Valdemar Sequeira.