Requalificação do Museu Municipal de Esposende vai custar 1,1 milhões de euros
A requalificação do Museu Municipal de Esposende vai custar aos cofres da autarquia 1,1 milhões de euros. O Município quer dar nova vida a um dos mais carismáticos e emblemáticos edifícios da cidade, o antigo Teatro-Club de Esposende, cuja construção remonta a 1911.
Corpo do artigo
O edifício apresenta evidentes sinais de desgaste a nível infraestrutural, pelo que está prevista uma intervenção global, com a substituição da cobertura, a instalação de isolamento térmico, a substituição das caixilharias existentes por certificadas e com vidro duplo, e, ainda, a beneficiação das fachadas e dos sistemas elétricos.
O autarca de Esposende, Guilherme Emílio, sublinha que “importa garantir a melhoria deste espaço, equipamento que permite dar a conhecer o passado no presente, através das diversas exposições sobre a história local, práticas artísticas, tradições locais, entre muitas outras atividades socioeducativas, envolvendo sempre a comunidade local”. “As pessoas do nosso concelho revêem-se na história cultural perpetuada neste espaço museológico, local de memória coletiva das suas gentes, que marcou várias gerações”, conclui.