Os Bombeiros Sapadores de Gaia e de Coimbrões resgataram, na tarde desta quarta-feira, um homem de 83 anos que caiu de uma arriba em Canidelo, Vila Nova de Gaia.
Corpo do artigo
A vítima escorregou numa zona rochosa da praia do Bico do Cabedelo, em Canidelo, e caiu de uma altura de 12 metros, sobre as rochas, tendo sido resgatado pelos bombeiros, que tiveram de efetuar um salvamento em grande ângulo devido à altura a que o idoso se encontrava.
Depois de estabilizado no local pela equipa da viatura médica de Gaia, o homem foi transportado em estado grave para o Hospital Santos Silva.
O alerta para a queda foi dado pouco antes das 16 horas, e para o local foram mobilizados 18 operacionais, apoiados por seis viaturas.
"A vítima estava a uma altura de 12 metros, e foi resgatada com recurso a equipamento de salvamento em grande ângulo", referiu o subchefe Serafim Macedra, dos Sapadores de Gaia, explicando que, para efetuar o resgate "foi necessário montar o equipamento sem pôr em risco a equipa", uma vez que, naquela zona, "as rochas são escorregadias". Entretanto, "foi logo um socorrista para baixo, fazer uma avaliação prévia da vítima".
Serafim Macedra indicou, ainda, que o octogenário "escorregou nas rochas e caiu desamparado, de costas", tendo sofrido um traumatismo cranioencefálico e múltiplas fraturas. Seguiu para o hospital em estado grave.
Segundo o JN apurou, o ocotogenário reside em Canidelo, e costumava frequentar a zona onde se deu a queda. Tinha equipamento de pesca no carro, mas não tinha montado qualquer material para pescar.
Para o local foram ainda mobilizados elementos da Polícia Marítima e da Polícia Municipal.
"Já não é a primeira nem a segunda pessoa que cai aqui. Uma vez, um homem morreu aqui, e também caíram dois estrangeiros", lembrou Aristides Sousa, que costuma pescar na zona