A Autoridade Marítima Nacional resgatou, sábado, vários passageiros, bem como os tripulantes, de uma embarcação marítimo-turística que ficou à deriva devido a uma avaria na propulsão, no rio Douro. Entre os resgatados, alguns foram levados para a marina do Freixo, em Gondomar. Não há registo de feridos.
Corpo do artigo
O mestre da embarcação foi notificado e só poderá voltar a navegar após ser alvo de uma vistoria.
Num comunicado, é feito saber que "através dos elementos do Comando Local da Polícia Marítima do Douro e dos tripulantes da Estação Salva-vidas do Douro, a Autoridade Marítima Nacional auxiliou na noite de sábado uma embarcação marítimo-turística que ficou à deriva devido a uma avaria na propulsão, no rio Douro".
"Na sequência de um alerta recebido pelas 21.15 horas, a informar para uma embarcação à deriva, foram de imediato ativados elementos do Comando Local da Polícia Marítima do Douro e tripulantes da Estação Salva-vidas do Douro", é acrescentado.
"À chegada ao local, constatou-se que os passageiros e tripulantes da embarcação se encontravam bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica, tendo os elementos da Polícia Marítima resgatado 24 passageiros e os tripulantes da Estação Salva-vidas resgatado 14 passageiros para a marina do Freixo e para o cais de banhos. Os restantes 12 passageiros e quatro dos tripulantes que seguiam a bordo da embarcação foram auxiliados por uma embarcação marítimo-turística que se encontrava nas proximidades", adianta-se.
Em relação ao incidente, é completado que , "posteriormente, foram iniciados trabalhos de estabilização e remoção da embarcação sinistrada, por motivos de segurança, para o cais da Secil, na margem norte do rio, a jusante da Ponte da Arrábida".
Conforme foi referido, "o mestre da embarcação foi notificado e só poderá voltar a navegar após ser alvo de uma vistoria, a fim de garantir as condições de navegação".