Os dois homens que ficaram soterrados, esta segunda-feira, devido à queda de um muro junto à Praia da Coelha, em Albufeira, foram resgatados com vida e transportados para o hospital com ferimentos graves.
Corpo do artigo
“Foram avaliados no local pelo INEM, estabilizados e, depois, transportados de helicóptero. São politraumatizados, o que significa que são feridos considerados graves”, disse, ao JN, o segundo comandante dos Bombeiros de Albufeira, Milton Rodrigues.
Os homens estavam a trabalhar numa obra, uma moradia particular, quando um muro cedeu, por causas ainda desconhecidas. Ficaram ambos debaixo dos escombros e não conseguiram sair pelos próprios meios. O alerta foi dado cerca das 15.15 horas, tendo sido acionados vários meios, incluindo uma equipa de resgate e salvamentos dos bombeiros.
“O resgate foi complexo devido ao tipo de materiais que atingiu as vítimas e as deixou soterradas. Trata-se de alvenaria, tijolos e cimento”, explicou o segundo comandante. Durante as operações de socorro, que duraram cerca de duas horas, os homens “estiveram sempre conscientes e a falar com os operacionais. Falavam em inglês, mas desconhecemos nacionalidades e idades”, acrescentou.
Para que a assistência fosse mais rápida, foram transportados de helicóptero para a Unidade Local de Saúde de Faro, onde chegaram cerca das 17.45 horas. A partir daí, os meios começaram a desmobilizar. As operações envolveram um forte dispositivo com 37 operacionais e 15 veículos, entre elementos dos Bombeiros de Albufeira, do INEM, da Proteção Civil Municipal de Albufeira e da GNR. Também estiveram no local inspetores da Autoridade para as Condições de Trabalho, que vão investigar as causas deste incidente.