A primeira residência de estudantes do concelho abre esta quarta-feira no dia em que se comemoram 40 anos após a elevação de Famalicão a cidade. A denominada Vila é um investimento de cerca de cinco milhões de euros. Os bolseiros pagarão 91,44 euros por mês.
Corpo do artigo
A nova infraestrutura nasceu na Praça D. Maria II num antigo edifício dos serviços municipais do Ambiente e terá capacidade para albergar 91 residentes em 53 quartos. As tipologias de cada dormitório são diferentes, desde os quartos e estúdios simples e duplos até quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada.
A Câmara Municipal de Famalicão vai gerir o equipamento, que, além das unidades habitacionais, terá sala de estudo, espaços de refeições e convívio, cozinhas, salas técnicas e áreas de apoio ao pessoal, de gestão e armazenamento e garagem/oficina para bicicletas. Entretanto, já começaram as candidaturas ao alojamento para alunos bolseiros deslocados da sua área de residência e que estejam a frequentar uma licenciatura, um curso técnico superior profissional e mestrado nos estabelecimentos de Ensino Superior, sediados em Famalicão no ano letivo 2024/2025. Destina-se àqueles que receberam, durante o ano letivo 2024/2025, complemento de alojamento fora da residência e que pretendam alojamento para o próximo ano letivo 2025/2026.
Candidaturas até setembro
A primeira fase de candidaturas decorre até 31 de julho. Segue-se uma segunda fase de 25 a 31 de agosto e uma terceira fase a partir de 15 de setembro. A mensalidade estabelecida é de 91,44 euros para estudante bolseiros, 261,25 euros para estudantes não bolseiros e 365,75 euros para investigadores.
A Vila - Residência de Estudantes vem dar resposta às quatro instituições de Ensino Superior fixadas no concelho. Do investimento total de cerca de cinco milhões de euros para concretizar o espaço, 3,4 milhões são provenientes do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em parceria com a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.