O turismo é fundamental para o crescimento da cidade - esse é o entendimento de 95% dos agentes económicos e de 79% dos residentes, de acordo com um estudo promovido pela Câmara do Porto.
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Reconhecendo os benefícios da atividade, incluindo o aumento da segurança nas ruas, os moradores também dão nota, contudo, do reverso da medalha: 90% dizem que o turismo contribuiu para a subida do custo de vida, 73% considera que causou mais congestionamentos e 63% que elevou o ruído nas zonas residenciais.
Ainda assim, 60% dos residentes defendem que o turismo deve continuar a ser uma aposta estratégica do município. Uma percentagem que é compreensivelmente mais alta entre os agentes económicos: 82%. A Câmara do Porto promoveu o diagnóstico para "compreender os impactos da atividade turística na cidade. O trabalho envolveu cerca de quatro mil entrevistas: a residentes (2213 respostas válidas), a agentes económicos (258) e a turistas (1456).
As conclusões são genericamente positivas - 98% dos empresários e 76% dos moradores dizem que o setor é fundamental para a criação de emprego na cidade, por exemplo. Mas não são esquecidos alguns reflexos negativos da pressão turística, destacados sobretudo pelos moradores. Aliás, entre quem mora no Porto, há quase um empate entre quem considera que os benefícios do setor superam os potenciais impactos negativos (51%) e quem pensa o contrário. Os agentes económicos são mais otimistas: 82% dizem que as vantagens suplantam os prejuízos. E será que o turismo valoriza e preserva a identidade cultural da cidade? 79% dos agentes económicos dizem que sim; apenas 31% dos residentes concordam. Nas respostas aos inquéritos, todos manifestaram vontade de estar mais envolvidos nas decisões sobre o turismo.
"Este é um estudo para pensar a cidade com todos e para todos. Não quisemos ficar apenas com números e estatísticas - quisemos ouvir. Ouvir quem vive, quem visita e quem investe na cidade. Só assim conseguimos garantir que a estratégia para o turismo no Porto continua a ser equilibrada, sustentável e, acima de tudo, enraizada na realidade das pessoas", sublinhou Catarina Santos Cunha, vereadora do Turismo, citada no portal da autarquia. "Estamos comprometidos com uma estratégia de turismo que respeite a cidade e os seus ritmos", acrescentou.
Passa-palavra é a melhor divulgação
O diagnóstico demonstrou grande diversidade de nacionalidades entre os visitantes. Estados Unidos (14%), Espanha (13%) e França (12%) são os países de onde vêm a maior parte dos turistas, cuja principal motivação (81%) é lazer. A maioria dos visitantes (32%) chegou ao Porto através da recomendação de amigos, mas também o preço dos voos (21%) e a relação qualidade/preço foram mais-valias do Porto. O Centro Histórico é a zona mais concorrida.
Detalhes
713
euros foi o gasto médio por cada turista, somando todos os gastos da viagem ao Porto. Por noite, o valor foi de 180 euros
33
por cento dos turistas já visitaram a cidade do Porto mais do que uma vez, o que prova a fidelização do destino