Foi já restabelecida a circulação ferroviária na Linha do Douro, horas depois de ter sido interrompida devido à avaria de um comboio de mercadorias no Túnel Caíde/Oliveira. O túnel, com cerca de 1087 metros, é dos maiores nesta linha ferroviária.
Corpo do artigo
Os bombeiros de Vila Meã foram acionados pela Refer, apurou o JN. Não há relato de qualquer incidente que tenha afetado a integridade física dos maquinistas da composição que circulava no sentido Porto-Marco de Canaveses.
Este túnel, datado de 1878, em via única, devido à sua longa extensão tem gerado grandes dores de cabeça à proteção civil quer de Lousada quer de Amarante (Vila Meã) devido à ausência de um plano de emergência eficaz.
Em 2013, o presidente da Câmara de Lousada dizia estar preocupado com a segurança do túnel centenário de Caíde, na linha do Douro, mas fonte da Refer garantia que a infraestrutura apresenta um "estado de conservação satisfatório". "Nele têm sido realizadas intervenções de manutenção corrente, o que lhe garante um estado de conservação satisfatório, não oferecendo problemas à exploração ferroviária", adiantava a fonte, há cerca de um ano.
Ainda em 2013, a Refer anunciava a eletrificação da linha até ao Marco de Canaveses, calendarizada para 2014 e 2015, que prevê a "beneficiação estrutural para o túnel de Caíde". A obra ainda não começou.