Os restaurantes da Rua Heróis de França, a principal artéria da restauração em Matosinhos, têm agora recipientes para a deposição de resíduos alimentares, cinzas e esferovite. O novo modelo de gestão de resíduos deverá ser alargado a todos os estabelecimentos até ao final do ano.
Corpo do artigo
Segundo a Câmara, o objetivo é dar resposta adequada aos detritos específicos da restauração do concelho, incluindo as cinzas provenientes dos assadores de peixe e as caixas de esferovite onde o peixe está acondicionado antes de ser confecionado.
O projeto “Esta rua recicla” está a ser implementado pelo Município, em colaboração com a Docapesca e a Associação de Restaurantes de Matosinhos. “Os estabelecimentos comerciais passam a dispor de um compartimento para depositar, de forma separada, seis tipos resíduos: papel/cartão, plástico/metal, gvidro, resíduos alimentares, cinzas e esferovite”, pormenoriza a Autarquia, sublinhando que os detritos serão depois levados pelas equipas de recolha.
“Trata-se de um novo modelo de gestão de resíduos, que assenta em três modalidades: disponibilização de compartimentos de resíduos, recolha seletiva porta-a-porta e deposição de proximidade de resíduos diferenciados”, observa o Município. Até porque continua em vigor a recolha seletiva porta-a-porta de resíduos como o vidro e o plástico/metal, que devem ser depositados em sacos de cores diferentes, depois colocados à porta de cada estabelecimento.
“No caso dos resíduos indiferenciados, que não podem ser reciclados, estes devem ser colocados nos contentores semienterrados na via pública, que existem na proximidade dos estabelecimentos”, acrescenta a Câmara de Matosinhos.