O projecto "Dar de Volta", de reutilização de manuais escolares que a Biblioteca Municipal do Seixal está a promover pelo quinto ano consecutivo, está a bater todos os recordes ao permitir uma poupança de 145 mil euros às famílias beneficiárias.
Corpo do artigo
Em tempo de crise, a procura aumentou significativamente. Até ao início da tarde de ontem foram distribuídos 7249 manuais escolares, a uma média de 20 euros cada, que contrastam com os 3383 entregues na edição anterior. Por outro lado, foram recebidos 9822 livros, mais do dobro dos 4715 contabilizados em 2009.
“Este serviço é fantástico. Ajuda toda a gente e obriga os miúdos a ter um pouco mais de cuidado com os livros”, enaltece Sandra Calçada, de 34 anos, que pela segunda vez usufrui do projecto. “Os livros do 7º ano são 270 euros, um abuso. Isto é uma ajuda óptima e devia haver em mais sítios”, acrescenta.
“Isto é muito bom. Íamos passar muito mal para comprar os livros. Noutros anos, conforme podia arranjar ia comprando e chegaram a marcar falta de material, mas eu não podia”, afirma, por outro lado, Ana Maria, de 54 anos.
“Com o dinheiro que se gasta todos os anos, esta troca faz todo o sentido. E não é só para as pessoas que têm dificuldades financeiras. Isto é optimizar recursos”, salienta também Helena Folgado, de 44 anos, apesar de só ter conseguido o livro de geografia do 8º ano.
A estas três residentes do Seixal junta-se Arlete Pereira, de 50 anos, que se deslocou de propósito de Queluz, Sintra, para poupar alguns euros. “Na nossa zona não se vê isto. É óptimo para quem não tem possibilidades. Vou poupar mais de 100 euros”, realça, sob o olhar triste da filha Marta. “Preferia ter livros novos como sempre tive”, confessa a adolescente, de 14 anos, com os livros de inglês, história e física e química do 7º ano debaixo do braço.
“Já me podia ter lembrado disto há mais tempo”, diz a chefe da biblioteca e mentora do projecto, Vera Silva, orgulhando-se de já ter restituído à população mais de metade do orçamento anual de que dispõe, que é de 250 mil euros.